-
Arquitetos: Atelier Lorentzen Langkilde
- Área: 12000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Adam Mørk
-
Fabricantes: AutoDesk, DEKO, Franken-Schotter, Lindner, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada acima do círculo polar ártico, a cidade de Bodø, na Noruega, acaba de inaugurar a sua mais nova estrutura pública. Projetada pelo estúdio dinamarquês Atelier Lorentzen Langkilde (ALL), a nova sede da prefeitura de Bodø foi concebida para disponibilizar aproximadamente doze mil metros quadrados adicionais à área útil da estrutura administrativa existente, composta por outros dois edifícios adjacentes. A nova estrutura se conecta aos edifícios existentes através de um plano flexível, organizado ao redor de um espetacular átrio central acessível.
Formalmente, o novo edifício da prefeitura se apresenta como um volume multifacetado que parece ter sido esculpido em resposta à presença de seus edifícios adjacentes. A superfície das fachadas da nova prefeitura de Bodø empresta sua inclinação do ângulo dos telhados das estruturas anexas existentes. Essa geometria serve ainda para proporcionar melhores condições de iluminação natural no interior do edifício, respondendo às dramáticas mudanças climáticas características desta região ao norte do círculo polar ártico. Uma das cidades mais setentrionais do país, Bodø encontra-se confinada entre as montanhas e o mar da Noruega.
Contido por outras duas estruturas existentes, o novo edifício foi concebido para preencher este hiato, conectando e transformando o fluxo entre as antigas estruturas da prefeitura, facilitando a circulação entre os diferentes departamentos através de um novo e cenográfico hall público. Como uma espécie de espaço público protegido, este átrio opera como um centro comunitário onde os cidadãos de Bodø têm livre acesso à salas de reunião e outros serviços públicos. A área administrativa da prefeitura se estende ao longo dos cinco pavimentos do novo edifício que se desenvolvem ao redor deste átrio. Na cobertura, desde o espaço do café ou do terraço, é possível desfrutar de impressionantes vistas para o mar da Noruega e as montanhas que circundam a cidade.
Ambos edifícios existentes foram preservados e incorporados ao projeto, tanto a estrutura original da antiga prefeitura quanto o edifício anteriormente ocupado pelo banco nacional norueguês. O projeto concebido pelo ALL nasce deste contexto específico como uma extensão do gabarito consolidado, emprestando suas formas das inclinações dos telhados dos edifícios existentes. Este diálogo formal acaba por criar uma sensação de unidade ou coesão entre o antigo e o novo. A materialidade do novo edifício também colabora com a construção de uma forte unidade. O revestimento de pedra marrom Jura Gelb utilizada na fachada do novo edifício assemelha-se à cor do edifício original da prefeitura enquanto o padrão das aberturas remete aquelas presentes na fachada do antigo banco nacional. A estatura da fachada foi concebida através de um sistema modular com linhas horizontais, verticais e diagonais. As saliências na fachada foram pensadas para melhor capturar a luz e sombrear as aberturas, criando um dinâmico jogo de luz e sombra que se transforma ao longo das estações do ano.
No interior, madeira de freixo foi utilizada em abundância, cobrindo a maioria das superfícies de piso, parede e teto. A uniformidade destas superfícies acaba por criar uma sensação acolhedora tipicamente escandinava, configurando um aconchegante ambiente de trabalho. Cercando o átrio do novo edifício encontram-se uma série de corredores e varandas, os quais nos fazem lembrar das famosas composições de Piranesi, como um carceri d'invenzione meticulosamente projetado pelos arquitetos do ALL. Para ampliar ainda mais essa sensação de fantasia, uma obra de arte vertiginosa - criada pelo artista norueguês Kristian Nygård - atravessa toda a altura do imenso átrio público do novo edifício.